SUPLEMENTAÇÃO
PORQUE AS PESSOAS ACHAM QUE SUPLEMENTOS SÃO MÁGICOS E RESOLVEM TUDO, SEJA PARA EMAGRECIMENTO OU GANHO DE MASSA MUSCULAR?
QUEM CICATRIZA MAIS , SUPLEMENTOS OU ALIMENTO VIVO?
SUPLEMENTOS TEM VITALIDADE?
PRECISO USAR SUPLEMENTO?
QUANDO, QUAL E PORQUE?
Os suplementos alimentares são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação. Eles podem ser compostos de todas as vitaminas e minerais e por isso são conhecidos como Multivitamínicos ou podem conter apenas determinadas substâncias, como ocorre no caso da Creatina e da Spirulina, que são indicados especialmente para quem pratica algum tipo de atividade física.
Para que servem os suplementos alimentares
Os suplementos alimentares servem para complementar a alimentação saudável e não como forma de substituição e eles devem ser utilizados sob indicados de um médico ou nutricionista. Existem suplementos alimentares que contêm todos os nutrientes diários necessários (polivitamínico e minerais), como o Centrum e o One A Day, e existem aqueles suplementos que contêm uma quantidade muito maior de proteínas, carboidratos ou outros componentes.
Os tipos de suplementos alimentares que existem são:
- Suplemento alimentar hipercalórico: para engordar
- Suplemento alimentar proteicos: para ganhar massa muscular
- Suplemento alimentar termogênico: para emagrecer
- Suplemento alimentar antioxidante: contra o envelhecimento
- Suplemento alimentar hormonal: regularizar os sistema hormonal
Como usar os suplementos alimentares
Para tomar os suplementos alimentares sem prejudicar à saúde é importante só tomar o suplemento indicado pelo médico ou nutricionista respeitando o tipo e a dose recomendada pelo profissional porque o excesso de vitaminas ou outras substâncias também podem prejudicar o fígado e os rins, causando intoxicação e até mesmo câncer.
Quando o suplemento é indicado por um profissional da saúde devidamente certificado ele é seguro para ser usado por aquela pessoa a que se destina e para garantir a sua eficácia é importante seguir as recomendações médicas em relação à dose e ao tempo que deve ser ingerido.
Suplementos alimentares para emagrecer
Os suplementos alimentares para emagrecer são os termogênicos, pois eles aumentam o metabolismo basal e contribuem para eliminação de gordura. Alguns exemplos são: Whey protein, CLA, Cafeína, L- Carnitina, Ômega 3. Apesar de serem eficazes no processo de emagrecimento, estes suplementos não excluem a necessidade de seguir uma dieta hipocalórica e realizar atividade física, sendo somente uma forma de alcançar melhores resultados mais rapidamente.
Suplementos alimentares para ganhar massa muscular
Os suplementos alimentares para ganho de massa muscular só devem ser utilizados por quem pratica atividade física regularmente. Eles, quando são devidamente utilizados, podem ajudar a aumentar a massa muscular, pois contêm os “tijolos” que formam os músculos.
Alguns exemplos de suplementos alimentares para ganho de massa muscular são: M-Drol, extreme, HIPERCALORICOS, Whey protein, BCAA, GLUTAMINA, CREATINA, PRE-HORMONAIS
Suplementos alimentares naturais
Os suplementos alimentares naturais são melhores que os sintéticos, pois não prejudicam o corpo, mas apesar disso, eles também só devem ser utilizados sob orientação do médico ou do nutricionista.
Alguns exemplos de suplementos alimentares naturais para emagrecer são: Pimenta caiena, Açaí e African Mango, da marca internacional Biovea.
Quais são os efeitos dos suplementos alimentares?
Os produtos podem ter diversas finalidades, desde auxiliar nas demandas nutricionais de atletas para permitir que estes cumpram com a rotina de treinamentos para melhorar o seu desempenho ou auxiliar na redução da absorção de colesterol em alguns indivíduos. Não existem produtos regularizados que possuem efeitos “milagrosos” como emagrecimento, ganho de massa muscular, melhora de desempenho sexual, etc.
O que é mais eficaz, a suplementação com o auxílio de produtos e medicamentos voltados para atletas ou por meio da alimentação?
A eficácia está relacionada com o objetivo. A maioria dos indivíduos não necessita de suplementar sua dieta para as necessidades normalmente associadas a uma vida saudável, incluindo a prática de atividades físicas regulares. Os alimentos para atletas são destinados a um público específico e a eficácia do seu uso está associada com a estratégia definida para alcançar seus objetivos, que pode incluir ou não a suplementação alimentar.
O uso de suplemento alimentar pode causar algum dano ou comprometer a saúde de uma pessoa?
Muitos produtos comercializados ilegalmente no Brasil podem conter substâncias que são prejudiciais à saúde, como extratos de plantas, hormônios etc. Alguns produtos regulamentados devem ser consumidos sob orientação de um profissional e somente para a finalidade a que se destina como, por exemplo, o suplemento de cafeína para atletas que pode causar efeitos adversos em indivíduos sensíveis à cafeína.
É preciso receita médica para a aquisição de algum tipo de suplemento?
Não, pois os alimentos no Brasil são de livre venda, ou seja, não necessitam de prescrição para a compra. No entanto, a necessidade de uso de um alimento para complementar ou suplementar a sua dieta deve ser avaliada por um profissional nutricionista ou médico.
Quais são as diferenças entre suplementos alimentares e anabolizantes?
Anabolizantes são substâncias não permitidas para uso em alimentos e tem a função de funcionar como hormônios no organismo. São utilizados, normalmente, para favorecer o ganho de massa muscular juntamente com treinamentos físicos específicos. Suplementos alimentares incluem diversos tipos de produtos que são destinados a fornecer nutrientes e outras substâncias que podem ter uma propriedade específica, como auxílio na redução da absorção de gorduras e colesterol, antioxidante etc.
Quais são os riscos do uso indiscriminado de suplementos e de anabolizantes?
O risco do uso indiscriminado de produtos que atendem aos requisitos estabelecidos na legislação brasileira é baixo. Porém, produtos comercializados irregularmente podem conter substâncias que causam danos, principalmente, ao fígado. Os anabolizantes são substâncias que podem levar a diversos problemas de saúde, como cardiovasculares, hepáticos e hormonais e não são autorizados para uso em alimentos, incluindo suplementos.